…Informação para Refletir e Crescer…

conviver

Você é aquele tipo de pessoa que se acha certa criticando alguém na frente de uma terceira pessoa?

Ops! Então é com você mesmo que a reflexão de hoje quer ter um papo.

Flor, amigo, vê só : conviver é uma arte! Não precisamos ser artistas, mas para termos paz e ao nosso redor encontrarmos pessoas agradáveis, precisamos ao menos fazer a nossa parte.

E que parte seria essa?

Aqui vou listar alguns tópicos interessantes :

1.Dê aquilo que se você receber, não ficará chateado (a).

As vezes nos sentimos aliviados em sermos #sinceros. E nos permitimos falar aquilo que sentimos na hora.

Numa boa? Esse é um grande erro. Uma casca de banana.. pois se você pensa que por que tem intimidade pode falar a qualquer momento, qualquer coisa, está enganado. O lugar de você fazer isso sabe onde é? Na terapia. Lá você é livre pra se expor. E o bom é que lá, mesmo você falando de alguém não estará  expondo ninguém.

Você pode até pensar : “menina mas eu sempre fui assim”… compreendo que você carregue consigo o bordão da Gabriela “nasci assim, sou mesmo assim”.. até porque eu mesma já usei e muito esse bordão para me defender, me justificar de uma preguiça terrível de sair da minha zona de conforto. Que cá pra nós, essa zona fica estreita quando percebemos que geramos danos e que esses danos subtraem nossos momentos de alegria e paz no coletivo. Não é verdade?

2.Respeito é bom e todo mundo gosta.

Você pode se justificar que seus pais sempre falaram abertamente seja o que for na frente de qualquer pessoa, e você apreendeu esse comportamento como certo. Mais uma vez eu te compreendo, pois até hoje luto para ser além do que apreendi e conseguir ser quem eu quero, quem eu admiro(não é fácil, mas vale muito a pena a sensação de evoluir).

Nem sempre impor nosso jeito aprendido ao outro é bacana. Se você quer mesmo ter bons relacionamentos e ter feedbacks amorosos positivos, precisa investir! Como? Observe o outro… esse é o primeiro maior sinal de que você se importa com ele. Perceba o que ele gosta, o que não gosta.. entenda um pouco a visão dele e você conseguirá ser assertivo em seus comentários e posturas. O segundo maior sinal de que você valoriza essa pessoa é por em prática o que você aprendeu sobre ela. Por ex.: se você sabe que essa pessoa não é de engolir coisas desagradáveis, então, não fale nem faça nada que possa gerar nela uma reação defensiva ou até mesmo grossa. Isso é respeitar.

Outra coisa bem importante que é regra na área profissional e cabe perfeitamente para social é que : se for elogiar, tudo bem que seja em público. Mas se for criticar, seja inteligente, faça isso no particular, e faça com jeitinho para que o outro não se magoe, afinal se você tem algo a criticar é porque se importa com o crescimento dessa pessoa, e o segredo é Saber Fazer essa pessoa perceber isso. Se você o fizer em público, tenha certeza que ela não vai enxergar suas melhores intenções.

3.Não terceirize

Tenho percebido que as pessoas ao invés de reconhecer suas limitações, colocam no outro um peso que o outro nem tem.

Exemplo : eu fui grossa com você porque você fez isso.

Gente : ninguém tem o poder de nos controlar. Domínio próprio é um dos maiores sinais de maturidade.

Se você quer mesmo ser o maduro, evolua, busque formas de se controlar sem se fazer mal e nem fazer mal ao outro.

Uma outra coisa relevante é : assuma suas dificuldades. Não aponte no outro algo negativo simplesmente porque você não consegue fazer algo com ele como você mesmo gostaria.

4.Seja agradável

Existe uma regra de ouro que fala que se você elogia três vezes e pontua/critica uma, seu saldo será positivo na relação.

Sendo assim, limpe sua visão embaçada de tudo que já viveu até hoje. Lance fora todo lixo que te faz ser uma pessoa chata, critica e rabugenta. E torne-se o seu melhor. Para você mesmo e para o outro com quem você escolhe ou precisa se relacionar. No final das contas é uma questão de ser justo e sensato.

E aqui não me refiro a ser aquela pessoa que fica querendo agradar o tempo todo. De forma alguma. Isso é insuportável! Falo aqui de triar o que se fala… pois a palavra tem um poder enorme. Diga um eu te amo a alguém e veja o efeito transformador que essa ação terá. Falo aqui de que tem momentos que o mais sábio é de fato ficar calado. Se te incomodar muito, faz uma prece, em silêncio, mentalmente. Isso vai te ajudar a não ficar remoendo e ao mesmo tempo a não abrir a boca para jogar lixo nos outros.

Por último, se você quer ser bem sucedido em seus relacionamentos, Respeite.

Uma excelente forma de presentear o outro sem gastar dinheiro é respeitando os limites, interesses e forma de ser dessa pessoa.

Te desejo uma reflexão abençoada!

Que 2015 seja de evolução pra você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: